Sexta Sexxxy
26
set

Copa do Mundo 2022: Quem é o jogador da figurinha 00 da Panini?

Seja entre jovens ou adultos mais saudosistas, o álbum da Copa do Mundo 2022, feito pela Panini, tem se mostrado uma enorme febre entre os amantes de futebol. Com cerca de dois meses para o maior torneio esportivo do planeta acontecer no Qatar, a coleção dos cromos dos futebolistas é apenas um aperitivo de tudo que ainda irá rolar.

Ao todo, são mais de 600 figurinhas dos jogadores das 32 seleções nacionais que participarão da competição, além dos cromos especiais do evento. No entanto, uma figurinha chama a atenção pela sua particularidade: a número 00. Afinal, quem é o jogador que aparece dando um voleio nas ilustrações oficiais da Panini? Conheça mais sobre essa história nos próximos parágrafos!

A ilustração da figurinha 00 não é usada apenas como um dos cromos do álbum, mas também aparece em sua capa — algo que se repetiu em edições passadas, como em 2014 e 2018. O jogador por trás da marcante ilustração da Panini é o ex-zagueiro da Juventus Carlo Parola, que defendeu o time italiano entre 1939 e 1959 e posteriormente também jogou pela Lazio entre 1954 e 1955.

Na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, o atleta era uma das referências da seleção italiana. O lance em questão usado na imagem aconteceu em uma partida desse mesmo ano, quando a Juventus enfrentou a Fiorentina em casa. Nessa data, o zagueiro realizou uma interceptação fenomenal usado um recurso um tanto quanto incomum para atletas da sua posição: o voleio.

A fotografia do lance, realizada por Corrado Banchi, tornou-se tão emblemática que passou a ser veiculada pela imprensa de diversos outros países. Apesar de ser conhecido por ser um zagueiro de extrema qualidade, Parola só disputou 10 partidas pela seleção italiana, uma vez que muitas competições internacionais foram interrompidas na década de 1940 por conta da Segunda Guerra Mundial.

Carlo Parola e a Panini


Veja mais:


Em 1961, quatro irmãos italianos decidiram criar a Panini, uma empresa que se moldou no mercado por ser uma pioneira dos álbuns de figurinha colecionáveis sobre futebol. Giuseppe, Benito, Umberto e Franco deixaram uma marca familiar que se expandiu rapidamente e logo passou a ser bastante popular nos quatro cantos do planeta.

Na década de 1960, a Itália tentava se reconstruir após os acontecimentos da guerra e o poder de unir a coleção de imagens ao futebol mostrou-se ser uma oportunidade e tanto para impulsionar a paixão dos fãs do esporte mais popular do mundo. Como a jogada de Parola diante da Fiorentina foi considerada um grande exemplo da “raça” italiana, nada mais justo que o jogador recebesse reconhecimento internacional através de uma homenagem feita pelos irmãos italianos.

Apesar de toda a fama ter sido construída, a ilustração de Parola só foi aparecer em uma das criações da Panini pela primeira vez em 1996, quando apareceu na capa do álbum ilustrado do Campeonato Italiano daquele ano.

Via Mega Curioso.
Postado em: EsportesFutebol Por: Binho

Anuncie aqui
plugins premium WordPress