TOPO
  • 16/05

    Impressora 3D

     

    Foi-se o tempo em que impressoras 3D serviam para imprimir figuras indefinidas e inúteis. Hoje, é possível fazer quase tudo com essas máquinas – de obras de arte a inovações na medicina. A variedade é tanta que, este ano, o Japão (é claro) ganhou um museu totalmente dedicado a criações 3D. Escolhemos as invenções mais curiosas que tem sido feitas com essas máquinas. É, gente, o futuro chegou.

     

    1. Quase todos os itens de Zelda

     

    Zelda

     

    Para começar bem, que tal essa coleção invejável de itens que Link coleta em Legends of Zelda? O criador do site Hyrule Foundry, que é dedicado ao jogo, criou essas belezinhas. São ao todo 32 réplicas perfeitas de objetos presentes no game. Alguns deles ainda estão sendo aprimorados, como as poções, que pedem uma impressão mais translúcida. E sabe qual é a melhor parte? Dá para comprar os itens separadamente ou toda a coleção, que custa por volta de 300 dólares. Para acessar a loja, clique aqui.

     

    2. Arte

     

    A arte

     

    Todas as peças que o artista Joshua Harker disponibiliza em sua loja na Etsy são feitos com a impressora 3D. Além de esculturas, Harker também faz bijuterias e até capa de celular no mesmo estilo.

     

    3. Figura de ação de Halo

     

    Halo

     

    Infelizmente não sabemos a origem desta figura de ação incrível, mas este comercial do Halo 3 – feito totalmente com figuras 3D – pode nos dar uma pista. Bacana, não?

     

     

    4. Luva do Homem de Ferro

     

    Luva do Homem de Ferro

     

    Criada por Brian Cera, estudante da Universidade de Wisconsin, essa luva do Homem de Ferro é facilmente manipulável e incrível.

     

    5. Guitarras

     

    Guitarras

     

    Esta não é apenas uma réplica de uma Les Paul. É uma réplica funcional de uma Les Paul! E pela bagatela de 3500 dólares (sem frete incluso), esse e outros modelos podem ser seus. Criação de Olaf Biegel.

     

    6. Snowboard

     

    Snowboard

     

    A empresa de snowboards Signal decidiu inovar na criação de um de seus produtos e desenvolveu uma prancha feita totalmente em uma impressora 3D. O protótipo não está à venda – é bastante caro para ser produzido comercialmente –, mas você pode conferir um vídeo ( com legendas em inglês) de seu funcionamento aí embaixo.

     

     

    7. Um robô

     

    O escultor Gael Langevin, inspirado pelo robô C3PO de Guerra nas Estrelas, lançou um desafio na internet. Será que é possível construir um robô com impressoras 3D e trabalho coletivo? Para ajudar na construção do InMoov, apelido carinhoso do robô, basta ter uma impressora 3D e muita boa vontade. As instruções e os detalhes dessa empreitada estão no site de Langevin. Quando finalizado, o robô será capaz de responder a comandos de voz.

     

    8. Células-tronco

     

    Células tronco

     

    Chegando nas áreas mais ousadas da impressão 3D, os estudiosos escoceses da Universidade de Heriot-Watt desenvolveram um mecanismo que se utiliza das células como “tinta”, que pode ser imprimida. Os cientistas acreditam que este pode ser o primeiro passo rumo à criação de órgãos feitos em impressoras 3D. Clique aqui para saber mais sobre o projeto (em inglês).

     

    9. Um prédio

     

    Um prédio

     

    Se é possível criar coisas microscópicas como células, por que não objetos gigantescos como prédios? Esse deve ter sido o pensamento dos pensadores por trás da Softskil Design, a Protohouse. Para esses caras, não basta fazer uma casa em 3D – ela tem que ter um design maluco, como esse da foto acima. Outras opções, mais realistas, estão sendo pensadas por desenvolvedores holandeses pensam em utilizar material descartável, como casca de batata e garrafas plásticas, para construir prédios com a ajuda de gigantescas impressoras 3D. Será que vai?

     

    Via Superinteressante.

    tags: , , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs