TOPO
  • 31/05

    Shakira Isabel Mebarak Ripoll (34 anos), cantora, compositora, coreógrafa, produtora, dançarina e atriz colombiana, é considerada uma das artistas mais influentes da música pop mundial, vencedora de 2 prêmios Grammy, 8 Grammy latinos, 4 Video Music Awards, 2 American Music Awards, 3 British Music Awards e 14 Latin Billboard Awards, entre muitos outros. Shakira, conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, mesclando elementos da música latina, americana e libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado em uma clara influência do rock, já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo, e foi a voz dos temas das duas últimas copas do mundo.

    O seu último trabalho, “Sale El Sol”, já na lista dos álbuns mais vendidos em vários países do mundo, chegou com a consagradora recepção da crítica internacional e com o sucesso da atual turnê mundial com shows completamente lotados.

    Seu primeiro disco, “Magia”, foi gravado em 1990, quando tinha apenas treze anos. O álbum foi lançado em 1991, saindo-se bem nas rádios da Colômbia. Embora pouco conhecida fora de seu país natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Viña del Mar Festival Internacional da Canção (Chile) em Fevereiro de 93, interpretando a balada “Eres” quando ganhou o terceiro lugar. Um dos juízes do festival – que anunciou ter votado na colombiana – era Ricky Martin. Neste mesmo ano, lançou o segundo álbum “Peligro” e estrelou uma série de TV colombiana “O Oasis”Shakira só voltou a gravar em 1995, quando fez seu terceiro álbum de estúdio, “Pies Descalzos”. O álbum foi lançado internacionalmente em 1996 e estreou em primeiro lugar em 8 países diferentes e nos EUA chegou ao topo da Billboard Top Latin Albums.

    Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional. Um ano depois, recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aqui) e Melhor Novo Artista. Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias e ainda rendeu um álbum de remixes.

     

    Estoy Aqui

     

    Seu quarto álbum, ¿Dónde Estan Los Ladrones?, produzido pela própria Shakira e Emilio Estefan, Jr., foi lançado em 1998 e no dia de seu lançamento oficial, em Miami, vendeu 300 mil cópias. O álbum vendeu ainda mais de 1,5 milhão de cópias nos EUA e oito das onze faixas tornaram-se singles, dando à cantora seus dois primeiros Grammy latinos e um Grammy principal. Seu primeiro álbum ao vivo, MTV Unplugged, aclamado pela crítica americana, foi gravado em Nova York, em agosto de 1999 e é considerado uma de suas melhores performances ao vivo. O álbum ganhou o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino em 2001 e vendeu 5 milhões de CD’s em todo o mundo. “Whenever, Wherever” foi lançado em 2001 como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira em inglês. O álbum Laundry Service estreou em 3º lugar na Billboard, sete faixas tornaram-se singles internacionais e se tornou o álbum mais vendido de 2002, com mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro. Shakira também gravou “Bamboo”, tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Depois disso, embarcou em sua quarta turnê, com 125 shows em cinco continentes e um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

     

    Bamboo (Tema Oficial da Copa do Mundo de 2006)

     

    No início de 2008, a Forbes listou Shakira como a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música. Em outubro de 2009, ela lançou “She Wolf”, um sucesso nas paradas que desde então ganhou disco de ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polônia, França, Argentina, Grécia e Hungria, platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio, 2 vezes platina na Colômbia e México, e 3 vezes Platina em Taiwan. Em 2010, ela lançou o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA “WAKA WAKA (This Time for Africa)” com o grupo sul-africano (Freshlygroun).

     

    She Wolf

     

    WAKA WAKA (Tema Oficial da Copa do Mundo de 2010)

     

    No dia 1 de Setembro de 2010, ela lança seu novo Single, “Loca” que estará em seu novo álbum, “Sale El Sol”. O CD foi certificado como Ouro no Brasil, na Argentina e na Grécia e como Platina no México e na Venezuela e foi certificado como Diamante na Colômbia. A recepção do novo trabalho da cantora foi boa, debutando em primeiro lugar na França, em Portugal, no México, na Itália e na Suíça. Em 15 de Setembro de 2010, iniciou a Tour Sale El Sol, a turnê que tem como álbuns-base o She Wolf e o Sale El Sol.

     

    Loca

     

    Fontes: Wikipédia e Portal Shakira

    tags:

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs