TOPO
  • 20/08

    O que é isso? Um automóvel sem portas? Não. É apenas um novo sistema de abertura de portas que promete revolucionar o design e o mercado automóvel. Conheça mais.

    O que à primeira vista parece um automóvel sem portas é na realidade um revolucionário sistema de abertura desenvolvido e patenteado pela firma JATECH, LLC. O funcionamento do sistema é engenhoso. As portas são painéis deslizantes que se alojam debaixo do piso do carro num compartimento próprio. Surpreendido com a simplicidade? É verdade. Este é um daqueles tipos de inventos que nos faz fatalmente perguntar “porque é que ninguém se lembrou disto mais cedo”?

    Não há nada de extraordinário na tecnologia utilizada. Portas deslizantes se usam há anos em edifícios e em veículos também. O mérito dos inventores foi ter aperfeiçoado o conceito de modo a conseguir aplicá-lo a todo o tipo de automóveis de um modo elegante e funcional. É claro que isto implicou alterações na base da plataforma para conseguir alojar os painéis deslizantes das portas, o que resulta em simultâneo no reforço estrutural do chassis com todos os benefícios que isso acarreta.

    O primeiro grande aspecto positivo é a funcionalidade. As portas são accionadas por um motor eléctrico comandado por um pequeno botão na consola ou então com o telecomando. Em caso de falha destes sistema a opção manual está sempre disponível. O espaço necessário para estacionar passa a ser mais pequeno e a saída e entrada do automóvel bem mais fácil. Imagine-se, por exemplo, numa subida e uma porta convencional a abrir para o lado de cima… ou então a tentar abrir essa porta num dia de muito vento. Estes são problemas que a porta deslizante não conhece. Além disso, com a porta deslizante o espelho retrovisor permanece fixo e permite continuar a observar o trânsito na retaguarda.

    Mas há mais vantagens. Em caso de colisão torna-se mais fácil e rápido remover pessoas de dentro do veículo. As portas possuem um sensor, semelhante aos dos airbags, que detectam o choque e soltam os fechos das portas numa fracção de segundo. Depois torna-se apenas necessário puxá-las para fora. E no caso de chover, será que os passageiros não levam um banho e o interior do automóvel fica inundado? De modo nenhum. Não só a abertura/fecho das portas é muito rápido como também pode sair e entrar no automóvel com o guarda-chuva aberto…

    Este sistema de portas deslizantes está concebido para ser aplicado a todo o tipo de veículos de duas, três, quatro ou cinco portas na condição de possuírem uma plataforma adequada. O conceito tem futuro e já foi testado em veículos Ford com bons resultados. Espera-se que os fabricantes de automóveis o adoptem, mesmo sabendo, para isso, que é necessário reformularem os chassis dos seus modelos.

    Fonte: Clique Aqui
    Segue aí: @JuniorChioratto

    Quer ter vários seguidores no Twitter? Clique Aqui

    tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs