TOPO
  • 19/11

    lugares abandonados

     

    Conheça os destinos mais belos do planeta que, cada um por seus motivos, foram deixados de lado pela humanidade.

     

    Abandono é sinônimo de estrago, estrago é sinônimo de podridão e a podridão é feia. Certo? Bem, nem sempre. E para provar o nosso ponto, fizemos uma seleção dos 10 lugares abandonados mais bonitos do planeta que, cada um por seus motivos, foram deixados de lado pela humanidade. Confira abaixo.

     

    10. Kolmanskop (deserto da Namíbia)

     

    lugares abandonados

     

    Construída em 1908, essa cidade fantasma no meio do deserto foi habitada por alemães mineiros que procuravam diamantes. Mas desde 1954 ela está abandonada. Em seus tempos de ouro, Kolmanskop contava com hospital, salão de festas, escola, teatro, centro desportivo e – talvez o mais importante – fábrica de gelo.

     

    9. Pista de Bobsled das Olimpíadas de Inverno de 1984 (Sarajevo, Bósnia)

     

    lugares abandonados

     

    Construída para as Olimpíadas de Inverno de 1984, em Sarajevo, essa pista de Bobsled (um esporte que nunca veremos em nosso país) ainda foi utilizada nos anos posteriores em Campeonatos Mundiais do esporte. Contudo, ela foi danificada e inutilizada durante a guerra da Bósnia em 1992.

     

    8. Cabana de pescador em um lago (Berchtesgaden, Alemanha)

     

    lugares abandonados

     

    Localizada na Alemanha essa cabana de pescador foi invadida pela água e traz uma bela e estranha combinação com o ambiente sóbrio do lago de Berchtesgaden.

     

    7. Cristo do abismo (San Fruttuoso, Itália)

     

    lugares abandonados

     

    Medindo 2,5 metros e localizada a 17 metros de profundidade, essa estátua de bronze de Jesus foi instalada em 22 de agosto de 1954 no Mar Mediterrâneo. Em 2003 ela foi removida do local para restauração e devolvida no ano seguinte.

     

    6. Torre de resfriamento de uma usina abandonada (Utrecht, Holanda)

     

    lugares abandonados

     

    As torres de resfriamento de usinas são grande e imponentes. Não precisa muito para que um lugar desse surpreenda nossos sentidos. Ainda mais quando um fotógrafo talentoso capta uma imagem como essa.

     

    5. Os restos do SS Ayrfield (Homebush Bay, Austrália)

     

    lugares abandonados

     

    Com 1140 toneladas e medindo 79 metros de comprimento esse navio foi construído no Reino Unido em 1912. Ele foi usado para transportar suprimentos para as tropas americanas que estavam posicionadas na região do Oceano Pacífico durante a Segunda guerra Mundial.

     

    4. A cidade abandonada de Keelung (China)

     

    lugares abandonados

     

    Observando a foto não tem como não nos lembrarmos do famoso conceito de “selva de pedra”. Essa cidade negligenciada pelos humanos parece não ter sido pela natureza.

     

    3. Teatro de Lawndale (Chicago, Estados Unidos)

     

    lugares abandonados

     

    Após mais de cinquenta anos de sua última sessão, o Teatro de Lawndale, em Chicago, continua impondo sua presença monumental — mas agora desativado. Ele foi usado na gravação de diversos filmes, entre eles o Scarface original, de 1932.

     

    2. Casa do Partido Comunista da Bulgária (Buzludzha, Bulgária)

     

    lugares abandonados

     

    Essa construção localizada em cima do Monte Buzludzha é realmente incrível. Ela servia como QG do Partido Comunista Búlgaro, mas foi desativada com a queda da Cortina de Ferro em 1989 quando a Bulgária passou a adotar um novo sistema de governo. Hoje, na entrada da construção lê-se em vermelho e em inglês: “Esqueça seu passado”.

     

    1. O túnel do amor (Kleven, Ucrânia)

     

    lugares abandonados

     

    Trata-se de um trilho de trem abandonado cercado – aos lados e por cima – por uma flora esplendorosa, formando, assim, um túnel. Eu nunca estive lá, mas as fotos me convenceram a colocar o destino na lista de “viagens urgentes”.

     

    Via ELH.

    tags: , , , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs