TOPO
  • 20/06

    Os planos da Apple para a novidade já estariam bem avançados, os quais foram supostamente “confirmados” por três fontes diferentes — inclusive na Foxconn, em Taiwan, que mais uma vez ficará responsável por montar/fabricar o produto. Alguns estúdios de Hollywood já teriam forte interesse na tecnologia e em explorá-la com conteúdos/vídeos interativos e tridimensionais.

    Lançado em março nos Estados Unidos, o iPad 2 já “caminha para a aposentadoria”. A Apple deve lançar o iPad 3 no quarto trimestre de 2011. Pelo menos é o que afirma o jornal Economics Daily, de Taiwan, que é citado em reportagem da Reuters.

    Pode parecer pouco tempo de intervalo, mas vale lembrar que, do primeiro modelo para a segunda versão, a empresa de Steve Jobs também não deu sequer um intervalo de um ano (o iPad 1 chegou em abril de 2010). Alguns rumores falam até que o produto seria lançado em setembro, data pouco provável, já que a Apple ainda está escolhendo os fabricantes de componentes para o novo tablet.

    Além de um equipamento com resolução muito superior (pelo menos o dobro da oferecida na versão atual, com 2,048 x 1,536 pixels – alguns rumores falam em até seis vezes mais, seria a chamada tela retina…), o recurso de tela 3D também está muito cotado.

    Quem possui um iPhone 4 ou iPod Touch da quarta geração deve saber que as telas Retina são muito superiores a quaisquer outras já utilizadas pelos portáteis da Apple. Contrariando as expectativas, o iPad 2 não foi lançado com tal tecnologia, mas ao que tudo indica, a história será muito diferente quando os novos tablets forem anunciados.

    Os rumores começaram a ganhar forças quando um grupo de hackers conseguiu encontrar no framework do iOS 5 algumas evidências da possível melhoria de qualidade de imagens. Para começar, a resolução que atualmente não passa dos 768 x 1024 pixels poderia ser elevada aos 1536 x 2048 pixels. Isso significa um número quatro vezes maior.

    Com essa nova resolução, poderia haver um aumento significativo na qualidade das imagens geradas pelos tablets, já que cada ponto de imagem passaria a ocupar menos espaço e, portanto, haveria menos pixelização dos vídeos e fotografias reproduzidos nas 9,7 polegadas dos iPads.

    Melhorias no processador gráfico

    Outro fator que está colaborando para os rumores da tela Retina no iPad 3 é relacionado à fornecedora de processadores gráficos. A Imagination Technologies (especializada em gráficos para dispositivos móveis) anunciou que está produzindo novos chips aceleradores com muito mais potência do que ofereciam as gerações anteriores, são os PowerVR Series 6 “Rogue”.

    Segundo a própria fabricante, há seis empresas que já estão com contratos firmados para a obtenção dos novos aceleradores gráficos: ST-Ericsson, Texas Instruments e MediaTek, além de mais três que não podem ser reveladas (uma delas seria a Apple).

    Fonte: Reuters.
    Segue aí: @JuniorChioratto

    tags: , , , , , , , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs