TOPO
  • 18/11

    Marilyn Monroe 

    Aos 22 anos, em 1949, Marilyn Monroe ainda se chamava Norma Jeane Mortenson. Precisando muito de dinheiro, ela resolveu aceitar o convite do fotógrafo Tom Kelly e posou para o único ensaio nu da sua vida com o nome artístico “Mona Monroe”. Pouco mais de seis décadas depois, as imagens registradas naquele ensaio histórico serão exibidas em uma exposição.

     

    Marilyn Monroe 

    O leitor mais atento já deve ter percebido que a foto que abre o texto é a mesma que ilustra a primeira edição da revista Playboy, lançada em 1953. Quebrando uma promessa feita com Marilyn Monroe, Kelly vendeu as imagens para o empresário Hugh Hefner por uma mísera quantia: US$ 500. Com a loira na capa, as vendas da publicação masculina foram um sucesso instantâneo.

     

    Marilyn Monroe 

    Mesmo tratando-se de uma atriz de filmes de sucesso, como Os Homens Preferem as Loiras e A Malvada, o fotógrafo não se deu conta de que aquelas fotos valeriam muito mais hoje em dia. Todas elas ganharão uma mostra da loja Limited Runs (no site da loja, é possível comprar réplicas das imagens em formato de pôsteres), nos Estados Unidos.

     

    Marilyn Monroe 

    O catálogo reúne não só as imagens originais do ensaio como também montagens – décadas antes do nascimento do Photoshop -, utilizadas na época para esconder a nudez do maior símbolo sexual do século passado. Embora tenha sido aconselhada por empresários e estúdio cinematográfico a negar a participação no ensaio, Monroe confirmou por diversas vezes a veracidade das fotos.

     

    Via GQ.

    tags: , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs