TOPO
  • 17/10

    Homem de ferro

     

    Planos para criar uma super armadura para soldados americanos em campo sempre existiram. Mas agora isso parece estar bem próximo de sair do papel e se tornar realidade. O Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos se uniu a universidades, laboratórios e indústrias de tecnologia para produzir um traje militar que imita algumas características da armadura do Homem de Ferro. O objetivo é que o Tactical Assault Light Operator Suit (TALOS) aprimore a proteção dos soldados em situações de combate.

     

    O professor de engenharia química da Universidade de Delaware, Norman Wagner, disse à rádio NPR que os pesquisadores estão usando nanotecnologia para criar um material maleável que possa formar uma espessa camada protetora. No momento em que é atingido por algo, esse material tem a propriedade de se tornar mais resistente. “Estas partículas se organizam rapidamente, localmente, de uma maneira que elas não podem mais fluir e acabam se tornando como um sólido”, explicou Wagner.

     

    A ideia é melhorar não só a resistência física da armadura, mas também incluir recursos que vão monitorar as atividades corporais dos soldados, como frequência cardíaca, temperatura do corpo e nível de hidratação. Além disso, elas devem ser equipadas com um computador especial que permite visão de 360 graus e noturna.

     

    Outro filme de Hollywood também serviu de inspiração para a armadura. Lembra do exoesqueleto que a Tenente Ripley (Sigourney Weaver) usa em Aliens? Pois é, o TALOS deve ter alguns aspectos em comum com o traje: os pesquisadores pensam em usar uma estrutura acoplável para fornecer uma camada extra de força. Eles esperam que a estrutura ajude também a aumentar a velocidade e a mobilidade dos soldados. A previsão é de que o protótipo esteja pronto nos próximos 3 anos.

     

    Traje exército americano

     

    O vídeo abaixo mostra, em uma animação com gráficos toscos e montagem que imita filmes de ação, como supostamente o traje funcionaria em uma situação de combate:

     

     

    Meio exagerado, não é? Você acha que uma tecnologia desse tipo vai se tornar realidade em breve? Conte pra gente nos comentários.

     

    Via Super Interessante.

    tags: , , , , , , , ,

    Leia também:
  • Comentários

    Veja posts legais de outros blogs